Existem milhares de Corretoras de Seguros prontas para oferecer uma solução a cada necessidade de um cliente potencial. Com a globalização, este universo é cada vez maior. E quando fica mais difícil vender, os concorrentes buscam o aperfeiçoamento e a melhoria contínua de suas estratégias de vendas, para vencer seus “inimigos”. O mercado, hoje, é disputado palmo a palmo. Este contexto tem forte influência no profissional de vendas, pois o obriga a se tornar cada dia melhor que seu concorrente – a uma velocidade bem maior do que em épocas anteriores.
Com a crescente competitividade em todos os ramos do mundo dos negócios, não basta apenas atrair novos clientes, é necessário fidelizá-los.
Investir em fidelização irá trazer muitos lucros para sua empresa, além de melhorar sua imagem comercial como Corretor.
É importante ter em mente que estratégias de fidelização são um investimento que fará sua empresa se destacar no mercado, garantindo a continuidade de suas negociações.
Mais que clientes satisfeitos você deve visar clientes fiéis, que retornam, movimentam seu caixa, e te recomendam pelos excelentes produtos ou serviços prestados.
Mas como criar um bom programa de fidelização de clientes? Para responder essa pergunta, reunimos algumas dicas que irão lhe ajudar nesse importante momento para sua empresa.
1. Conheça bem o seu cliente
O primeiro passo para a fidelidade em longo prazo é estar atento às características pessoais do seu cliente. Alguns valorizam mais o desconto no preço à vista, outros as condições de parcelamento do pagamento.
Ter conhecimento das preferências individuais de seus clientes te possibilitará saber o que eles precisam e ofertar de uma maneira que não poderão recusar.
Uma boa maneira de saber isso é criar um cadastro de seus clientes, cuidando para que sejam registrados, além de dados pessoais como nome, endereço e documentos, todas as negociações realizados com o cliente, benefícios incorporados, formas de pagamento e entrega.
Lembre-se que é importante manter esses dados sempre atualizados. Com eles em mãos você poderá oferecer benefícios diferenciados e que superem as expectativas do seu cliente.
2. Tenha canais de comunicação eficazes
É extremamente importante que seu cliente tenha meios fáceis e acessíveis de entrar em contato com você. Mantenha em funcionamento todos os meios de comunicação possíveis, e faça seu cliente conhecê-los.
Se for um site, é bom que tenha botões visíveis de contato, telefones não devem proporcionar grandes períodos de espera e as redes sociais devem sempre ser acessadas e atualizadas, além do e-mail.
Permita que seu cliente possa registrar sugestões ou reclamações, agradeça pelo contato e sempre busque oferecer o melhor atendimento. São bons canais de comunicação que criam vínculos entre você e seu cliente.
Um diferencial reconhecido em empresas de sucesso é a qualidade da pós-negociação.
É muito comum ver clientes que ficaram imensamente satisfeitos na hora de uma compra, mas que quando precisaram retornar a empresa para troca ou assistência técnica ficaram decepcionados.
Portanto, tenha diferencial, valorize a relação com o cliente, o bom atendimento na pós-venda é uma porta de entrada para negociações futuras.
3. Crie programas de ofertas
Tenha programas de ofertas para os clientes que queiram recebê-las. Se um cliente procura um produto indisponível em estoque, avise quando chegar, o mesmo vale para novidades dentro do que ele costuma comprar.
Explore as redes sociais, é importante ter um conta no Twitter e no Facebook. Ofereça vantagens para seus seguidores.
Alguns clientes são formadores de opinião e geralmente têm redes bem constituídas e repletas de propensos novos clientes. Eles poderão se tornar importantes aliados.
Cuidado ao entrar em contato com os clientes pelo telefone, esse tipo de contato pode parecer um tanto invasivo.
É bom deixar esse meio apenas para clientes que compram com frequência, ou os que manifestarem desejo de serem informados sobre novidades. Mantenha no cadastro os melhores horários para seu cliente ser contatado.
Utilize o histórico de compras e faça contato quando tiver um produto ou serviço que se adéquem ao perfil do cliente, baseando-se em suas aquisições anteriores.
4. Honre as suas promessas
Antes de buscar superar as expectativas dos clientes é extremamente importante que você cumpra o básico acordado por mais simples que seja.
Entregar no prazo, entrar em contato quando combinado, garantir adequações ou trocas quando necessário são exemplos de atos simples e que atribuem muito valor à negociação.
Você deve ter em mente que um requisito crucial para a fidelização é o trabalho que deve ser feito para facilitar a vida, resolver o problema ou simplesmente remover os obstáculos para o cliente. O que os clientes buscam é conveniência, facilite as coisas para eles.
5. Destaque-se: busque diferenciais
Atualmente os produtos, marcas e até os pontos de venda estão muito parecidos, as vantagens competitivas estão sendo criadas através dos serviços agregados e pela experiência na hora da compra.
Você deve buscar destaque no mercado oferecendo condições diferenciadas. É importante atribuir valor aos seus produtos e serviços, mostrar que você oferece mais que a concorrência.
Tenha programas de vantagens para quem compra sempre, seja sincero, crie um ambiente agradável para que o cliente se sinta à vontade na sua empresa. Prestar consultoria é um grande diferencial.
Hoje em dia os clientes não estão interessados apenas em comprar, eles querem receber orientações sobre os seus produtos, a maneira de usá-los e conservá-los melhor, e até mesmo sobre a sua origem, composição e processo de fabricação.
Você precisa descobrir e apresentar as melhores soluções para os problemas individuais de seus clientes.
Por Jornaldoempreendedor e trecho do livro Trecho do Livro: Seguros – Como Vender Mais e Melhor – André Santos