O grupo BB e Mapfre realizou um levantamento com sua carteira de seguros empresarial em 2014 que mostrou quais são os principais usos dos planos relacionadas às PMES.
De acordo com o estudo, o principal prejuízo ocorrido pelas pequenas e médias empresas é a reposição e/ou reparação de aparelhos danificados em decorrência da oscilação elétrica. Em números isto representa 2,4 mil – de 6,8 – chamados de acionamento de cobertura apenas para reparar esses fatores.
Em segundo lugar na listagem estão os roubos e furtos de bens, com 1,3 mil aberturas de sinistros, seguidos por danos causados por vendavais, (755 casos).
De acordo com o grupo que encomendou o estudo, os resultados apontaram a importância desse serviço para a sustentabilidade dos negócios, já que garante cobertura para riscos previsíveis como explosão, incêndio, roubo, queda de raio e outros.
Fazer um mapeamento preciso de riscos também é fundamental na contratação dos seguros para PMEs, já que em casos especiais existem coberturas exclusivas para tipos diferentes de danos.