Vender nem sempre depende apenas de um bom conhecimento do produto e capacidade de argumentação, uma boa abordagem também pode fazer toda a diferença já que está diretamente relacionada a primeira impressão do cliente em relação ao corretor.
Entender as circunstâncias e necessidades pelas quais seus potenciais compradores passam é a primeira e mais importante função de um profissional do setor já que é em cima desses fatos que são trabalhados os tipos de abordagem a serem feitas.
Independente do meio pela qual é feita, internet, telefone ou pessoalmente transmitir confiança e saber como se apresentar é muito importante, por isso a equipe do Clube do Corretor separou algumas dicas essenciais para perder o receio de abordar e aumentar sua carteira de clientes. Confira!
1. Sorria
Sorrir é um ato simples mas muito eficiente para “desarmar” seus futuros clientes. Seja sempre receptivo e aproxime-se de maneira a conquista-lo com uma visão positiva de seu produto.
2. Produto e vendedor devem ser um só
Se o primeiro passo para abordar um cliente é uma atitude positiva e um sorriso no rosto, a fidelização dele se dá pela experiência em seu produto, portanto estude e conheça todos os detalhes do que você precisa vender para saber como divulga-lo.
3. Linguagem
Ter um bom vocabulário é também uma importante ferramenta de abordagem, já que transmite confiança aos seus possíveis compradores. Evite gírias e um linguajar esdrúxulo.
4. Interesse
Demonstre interesse pela clientela já que essa é uma maneira de fazê-los entender que são especiais e consequentemente induzi-los a fechar negócio.
5. Espaço
Ao mesmo tempo em que é preciso estar presente e demonstrar interesse pelas necessidades do cliente, também é necessário saber dosar sua presença, já que pressionar demais pode causar o efeito contrário e afastá-lo da venda, por isso tenha equilíbrio e dê espaço ao comprador.
6. Estratégias complementares
Desenvolver outras estratégias de abordagem também que utilizem de ferramentas complementares também pode ser uma boa ideia. Elaborar questionamentos dos clientes e soluções dadas pelo seu tipo de atendimento é uma maneira de conquistar a atenção, trabalhe em cima disso.
7. Seja cuidadoso
Mostrar cuidado as necessidades específicas de seu cliente também pode ser uma maneira de chamar a atenção a seus diferenciais e converter uma dúvida em venda.
8. Seja direto
Ter uma boa dicção e forte poder de argumentação de nada valem sem que você saiba ser direto, muitas vezes quando tentamos ganhar tempo ou dar destaque a um produto específico abandonamos a praticidade e fazemos nossos clientes perderem tempo, isso pode ser um mal resultado. Por isso, saiba a hora de ser direto!