A empresa de pesquisa e consultoria Celent, voltada ao fornecimento e apoio as instituições financeiras que desenvolvem estratégias de negócios divulgou um relatório em que aponta a perspectiva da área tecnológica no setor de seguros da América Latina.
O estudo intitulado “Seguros na América Latina. A perspectiva do CIO” entrevistou os líderes das seguradoras a respeito de suas prioridades e práticas voltadas as tendências do mercado e investimentos em Tecnologia da Informação.
De acordo com a pesquisa a maioria das iniciativas digitais por parte das operadoras se enquadram na categoria básica, porém 85% das seguradoras já trabalham para mudar esse cenário e colocar em prática a conhecida transformação digital.
Atualmente o investimento na área de TI chega a 4% da renda das operadoras em prêmios, a média, no entanto é de 2% mas deve crescer no ano de 2015.
O documento afirmou ainda que o desenvolvimento do mercado de seguros na América Latina pode variar muito devido a diferença entre as economias e seus níveis de maturação. Por conta as tendências discutidas no documento podem não se referir a alguns países individualmente.
Essa pesquisa desenvolvida pela empresa de Miami, já foi realizada em 4 continentes e conta com 35 analistas em 13 países. Foram mais de 170 relatórios publicados só em 2014.