O Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (Iess) divulgou na última semana de outubro um boletim que apresenta a situação do mercado de saúde suplementar no Brasil. De acordo com a pesquisa o mercado de seguros médico-hospitalares apresentou uma perda de 164.400 clientes só em setembro.
Isso representa uma queda de 0,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Falando em trimestre, a queda do terceiro foi de 0,5% que em número de beneficiários significa 236.210 clientes a menos.
De acordo com entrevista concedida pelo superintendente executivo do Iess, Luiz Augusto Carneiro, ao Uol a baixa de setembro representa resiliência do setor m relação ao PIB e a alta do desemprego no país.
Em relação ao trimestre, a queda se apresentou mais acentuada, porém não deve ser uma tendência, já que a queda registrada nos últimos 12 meses do ano é motivada pela crise que possui um perfil de mudança.
Quando é citada a comparação anual, os índices apresentaram uma queda maior no total de vínculos individuais com 1% em setembro em relação a 2014. No trimestre a queda foi de 0,5%.
Nos planos coletivos a comparação permaneceu quase a mesma em relação ao ano anterior com uma retração de 0,1% que representa o desligamento de 47.300 beneficiários.