
Clube do Corretor
O Diário Oficial da União divulgou na última quarta-feira (10) a nova medida da Agência Nacional de Saúde (ANS) que proíbe os planos de saúde de fazer a conhecida seleção de risco para contratar assegurados.
Isso significa que as operadoras não podem “escolher” potenciais clientes com base em histórico de saúde ou idade.
Diante da nova decisão o órgão de proteção e defesa do consumidor (Procon), já informou que tomará medidas para notificar e fiscalizar o descumprimento da decisão.
A medida foi tomada depois da reclamação de clientes a respeito do procedimento das operadoras que estariam negando acesso há alguns planos de saúde. Estão inclusos na determinação, todos os tipos de contratação como os coletivos empresariais e os coletivos por adesão.
A ANS vetou também o cancelamento unilateral de planos de coletivos empresarial ou por adesão. Isso significa que no caso da operadora quiser sair do risco é obrigada a cancelar todos os clientes daquele grupo.
Essa decisão afetará principalmente as operadoras que trabalham com Pequenas e Médias empresas (PMES) o que acarretará no preço dos planos PME, que pode subir de 5% a 10%.
Veja também, ANS quer ampliar a cobertura de planos de saúde.