Com o aumento de ciclovias nas principais capitais, a população começou a ver na bicicleta uma opção de meio de transporte e em consequência disso as principais seguradoras brasileiras criaram produtos especiais elaborados para ciclistas.
Com coberturas para danos, furtos e roubos em todo território nacional, a criação desse produto foi também uma resposta aos índices de violência aos ciclistas que apresentou expressivo aumento.
De acordo com o Portal Bicicleta Roubada, site em que os próprios usuários cadastram roubos por todo o Brasil, o Estado de São Paulo apresenta cerca de 40% das ocorrências (630 roubos) seguido pelo Rio de Janeiro com 447, Curitiba com 261 e Brasília com 127. Essa relação é baseada nos dados enviados pelas pessoas, portanto não é uma pesquisa oficial.
Para utilizar a cobertura disponível no produto, os beneficiários ciclistas devem entrar em contato com as operadoras de seguro assim que ocorrer o furto ou roubo, e com a apresentação de provas poderão ser indenizados.