O Sindicato de Corretores de Seguros do Estado de São Paulo (Sincor-SP) divulgou em fevereiro, a edição da carta de conjuntura do setor de seguros que apresenta o mapeamento mensal da indústria de seguros e, a partir desse ano, as estatísticas da categoria.
De acordo com o levantamento da Superintendência de Seguros Privados (Susep) o Brasil conta com 96 mil corretores de seguros, sendo que 40% desse total só no estado de São Paulo. Dentre os profissionais que trabalham no estado, 80% se especializam em todos os ramos e 20% em vida, previdência ou saúde. Só a cidade de São Paulo abriga 48% do total de corretores do estado.
O estudo apontou também, a continuidade da baixa nos números da economia com o Produto Interno Bruto com uma retração de quase 4% em uma taxa de inflação de 10%.
Em relação ao setor, o estudo mostrou que não houve uma queda expressiva nas margens de rentabilidade das principais empresas, apresentando no comparativo acumulado entre Novembro de 2014 e 2015 uma alta de 5%.
A análise apontou ainda que a desaceleração da economia deve influenciar no mercado de seguros, porém ainda será possível apresentar ganhos em termos nominais considerando a inflação.