A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou novos dados referentes ao preço médio dos planos de saúde individuais e familiares no Brasil. De acordo com o levantamento, os valores desse tipo de serviço podem variar entre 60 reais e 1.813 reais por mês.
A média de planos individuais oferecidos pelas operadoras foi divulgado no boletim intitulado Dados Integrados de Qualidade Setorial por determinação da ANS. O órgão não divulga, no entanto, o tíquete médio de todas as operadoras, mas aquelas que foram listadas representam 72% dos beneficiários de planos de saúde no país.
São excluídas do relatório empresas com dados inconsistentes e que estão sob investigação. Confira a lista de custos dos planos individuais com operadoras com mais de 100 mil beneficiários no país.
Considerando apenas as operadoras de grande porte e que ainda comercializam planos individuais – o que exclui a SulAmérica e Bradesco Seguros, o relatório mostrou que apenas três operadoras com mais de 1 milhão de beneficiários (Amil, Central Nacional Unimed e Hapvida) comercializam planos individuais.
Sobre o mercado
Atualmente o mercado comercializa três tipos de planos de saúde, os individuais que podem ser contratados particularmente, os coletivos por adesão que aceitam clientes vinculados a um sindicato e associação profissional e os coletivos por adesão em que as empresas oferecem o benefício aos seus funcionários.
Com o objetivo de melhorar o planejamento do orçamento familiar e acomodar as despesas com os planos de saúde, a prática de comparação de preços é muito comum, porém não deve ser a única preocupação na hora da compra.
Extensão de coberturas, qualidade de atendimento e outros fatores também devem ser considerados
Fonte: ANS