Muito presente em contos de fadas com importantes morais, a figura do pato, é antes de tudo uma lição valiosíssima para quem trabalha com vendas, principalmente aqueles voltados ao mercado de corretagem de seguros.
O pato, como é de conhecimento geral, possui diversas habilidades como voar, cantar e nadar, porém não faz nenhuma dessas ações direito a ponto de destacar-se entre os outros animais da natureza. Assim como a ave, alguns corretores de seguros, possuem diversas habilidades, mas não se importam em aprimorar nenhuma delas e acabam por colocá-las em ação de maneira superficial, assumindo sua síndrome de pato.
Muito comum entre os corretores iniciantes, a prática de “decorar” toda a tabela de produtos com a ânsia de vender pode ter o efeito contrário e transformá-lo em um catálogo ambulante. Essa prática não garante ao profissional nenhuma credibilidade e impede que seus clientes efetuem a compra por receio.
Muitas vezes encontrar um produto específico com o qual se tenha maior familiaridade e capacidade de aprimoramento pode ser a chave de destaque entre os demais profissionais do setor. No final do mês isso representa metas batidas e clientes fidelizados.
Ainda mais prejudicial do que aqueles que não se aprofundam nos produtos que vendem são os profissionais que se deixam levar pela quantidade de clientes e perdem tempo em visitas mal planejadas sem se preocupar em estudar o perfil de sua carteira com maior afinco, isso resulta muitas vezes em um mal atendimento.
Para não correr o risco de sofrer da Síndrome do Pato um bom profissional deve possuir algumas características importantes como boa comunicação, didática, paciência e antes de tudo interesse para conhecer seus produtos profundamente, sendo capaz de oferecer benefícios e refutar possíveis deficiências e questionamentos.
Renovar-se profissionalmente também é um ponto importante para manter-se em uma posição de destaque diante dos outros corretores de seguros. Fazer cursos, participar de palestras, workshops e entender o segmento do qual pertence são algumas ações que fazem a diferença quando o profissional está em ação.
O tempo é um bem muito importante, porém não é um dos fatores que destacam um vendedor, por isso antes de afobar-se e tornar-se o pato da vez dê preferência a qualidade e bom atendimento, pois eles são os verdadeiros pontos que lhe permitirão avançar em sua profissão. Boa sorte!