Com a economia do país em alerta, milhares de brasileiros estão deixando de pagar os planos de saúde principalmente para conter gastos.
Essa ação cada vez mais comum no mercado causa ao consumidor a impressão de que assim que deixa de pagar o plano sua cobertura está automaticamente cancelada, essa prática, no entanto, trata-se de um mito.
De acordo com os especialistas do setor, as operadoras e seguradoras só podem promover o desligamento de seus clientes com 60 dias de inadimplência, essa regra porém, não representa também o rompimento de contrato e pode gerar a aplicação de uma multa por parte da operadora para seu cliente, assim como o envio de seus dados para o serviço de proteção ao crédito.
Para que o cliente não precise passar por esses transtornos, é preciso entrar em contato com a operadora para notificar o cancelamento de seu plano, essa ação é respaldada por lei.
Apesar da medida ser legal, ainda é comum encontrar clientes que recorrem à justiça depois da aplicação de multas ou casos de cobrança suspensão de cobertura. Para esses eventos, os especialistas defendem a importância de órgãos como o Procon, a Agência Nacional de Saúde (ANS) e até mesmo as operadoras que orientem melhor seus clientes.