Cada vez mais comum entre brasileiros, a compra de seguros para smartphones apresenta aumento de adesões desde o ano de 2013, em que começou a ser estudado. A principal explicação para esse fenômeno que movimenta ainda mais o setor de seguros é o aquecimento do mercado eletrônico.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Internacional Data Corporation (IDC) entre abril e junho de 2015, cerca de 15 milhões de celulares foram adquiridos em todo o país, mais da metade desses celulares (54%) eram smartphones.
Isso representa um crescimento de 110% em vendas em relação ao mesmo período do ano anterior. Esses fatores, somados a posição do Brasil no ranking de roubos de smartphones no mundo (2º lugar) explicam a procura pelos seguros.
Outro fator que contribui para o aumento nas vendas é o preço dos smartphones, já que os aparelhos de ponta chegam a custar mais de 2 mil reais.
Com essa movimentação de mercado acentuada muitas empresas têm desenvolvido produtos com coberturas específicas para smartphones e tablets. Esses produtos possuem em sua descrição básica casos de roubo ou furto e em produtos mais completos coberturas para quebra ou danos assistências nos aparelhos.
Esse tipo de contrato não possui carência e a franquia possui a mesma porcentagem em quase todas as operadoras disponíveis no mercado, que é de 25% do valor do smartphone.
Com o aumento da procura por esses serviços, estima-se que os valores dos planos apresentem redução de valores, o que deve estimular ainda mais a comercialização deste tipo de serviço.