Cuidados especiais com nossos bichos de estimação deixaram de ser uma demanda opcional em muitas casas brasileiras, e para adequar-se a essa nova realidade algumas seguradoras passaram a oferecer serviços na área da veterinária.
Entre essas empresas estão a Petplan, seguradora inglesa, e recentemente a Amil que passou a oferecer apólices com coberturas especializadas em cães e gatos.
Para justificar o novo serviço, as seguradoras baseiam-se principalmente nos dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) que mostrou que o Brasil é a segunda nação que mais consome produtos desse segmento com 8% do mercado, perdendo apenas para os Estados Unidos (30%).
De acordo com um estudo realizado pela instituição o Brasil tem 37,1 milhões de cães e 21,3 milhões de gatos.
Já em uma pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência, mostra que o gasto médio do brasileiro com seus animais de estimação em 2015 até o momento foi de R$7,9 bilhões, 9% a mais do que o mesmo período do ano anterior. A medicina veterinária responde a 10% da receita do mercado pet nacional.
Para ingressar nesse novo segmento a Amil realizou uma manobra arriscada ao adquirir a Health for Pet, empresa nova no mercado especializada nesse tipo de serviço e que atendia a cidade de São Paulo e baixada Santista.
A seguradora precisou trabalhar a infraestrutura inicial do novo modelo de negócio e hoje conta com 1,2 mil clientes, com uma previsão de crescimento agressiva nos próximos meses.
Para a Petplan, que já está no mercado nacional a quatro anos, a inclusão de novas empresas com esse tipo de serviço não é uma ameaça e pode aquecer ainda mais o setor, já que a popularização de planos de saúde veterinários ajudaria a conter a inflação existente nos produtos e serviços deste setor.