A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou no Diário Oficial da União na última sexta-feira (27) uma nova Resolução Normativa de nº 389 que determina que a partir de 2016 todas as operadoras e seguradoras de saúde tenham em seu site oficial uma área exclusiva para informações individualizadas dos clientes assim como para empresas contratantes de planos coletivos.
A resolução determina ainda que as informações destinadas aos clientes contenham dados cadastrais do usuário e histórico médico com registro de exames, internações, consultas e outros serviços utilizados no plano. Todas essas informações estarão disponíveis através de um login e senha.
Para as empresas os dados disponíveis serão um pouco diferentes, já que contarão com informações antecipadas sobre cálculo de reajuste de valores dos planos coletivos empresariais assim como os por adesão.
O principal objetivo da medida pela ANS é ampliar a transparência de informação entre as operadoras e seus beneficiários, permitindo o acompanhamento de utilização de procedimentos no período de contratação da operadora por parte dos clientes, assim como auxiliando as empresas a programar-se com 30 dias de antecedência para os reajustes.
A normativa faz parte também de um esforço da ANS para diminuir a assimetria de informações transmitidas ao cliente e facilitar o acesso de dados do setor.
Confira o tutorial completo da nova resolução normativa e a lista de dados cadastrais fornecidas ao usuário.