Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na última terça-feira (2/6) dados referentes a uma pesquisa realizada no ano de 2013 em parceria com o Ministério da Saúde que mostra como os brasileiros estão cuidando de sua saúde.
O estudo apresentou informações sobre cobertura de planos de saúde, acesso a serviços, percepção do público em relação ao segmento, entre outros pontos. Confira os principais destaques da pesquisa.
Mais de 25% da população tem cobertura de plano de saúde
De acordo com o levantamento cerca de 27,9% dos brasileiros possui cobertura de algum tipo de plano de saúde, sendo que um terço deles não é responsável pelo seu pagamento.
A faixa etária dos assegurados é a partir de 30 anos e maior entre brancos (37,9%).
Em relação a qualidade dos planos, 72% dos clientes avaliam como boa ou muito boa.
Apenas um terço das pessoas tem acesso a remédios pelo SUS
O levantamento apontou que sete em cada 10 brasileiros foi ao médico um ano antes da realização da pesquisa. O número, porém, cai para 44,4% quando se trata da visita ao dentista.
Dentre os 30,7 milhões de pessoas que precisaram de atendimento de saúde duas semanas antes do estudo, 97% encontraram. Em relação a medicamentos os dados mudam, e a pesquisa aponta que apenas 33,2% das pessoas precisaram de medicamentos encontraram a partir do SUS.
Clínicas privadas são procuradas por 2 em cada 10 pessoas com problemas de saúde
Apesar de apresentar pequenas melhorias o Sistema Único de Saúde não é a primeira opção para quem procura atendimento. O levantamento apontou que apenas 48% das pessoas entrevistadas vão a uma Unidade Básica de Saúde quando necessário.
Duas em cada 10 pessoas, no entanto, procuram clínicas particulares.
78,7 milhões de brasileiros não tem banheiro em casa
Abrangendo também uma avaliação das condições de saúde dos brasileiros, o estudo mostrou que 6,3% dos domicílios brasileiros não possuem água canalizada em casa. Isso representa cerca de 78 milhões de pessoas vivem sem um banheiro.
1 a cada 10 brasileiros já teve problemas com atendimento de saúde
A respeito do atendimento do setor, a pesquisa mostra que 10,6% dos entrevistados já se sentiram discriminados por médicos e outros profissionais da área, sendo que 53,9% atribuem esse comportamento por não terem dinheiro ou possuir uma classe social baixa.
Saiba mais sobre o crescimento do setor de planos de saúde aqui.