A Federação Nacional de Saúde Suplementar (Fenasaúde) lançou na última semana de setembro um Guia de Reajustes dos Planos e Seguros Privados de Saúde com a intenção de auxiliar os profissionais e demais pessoas interessadas no setor.
O material explica de forma completa as regras da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) sobre a necessidade das correções financeiras para repor as perdas e assegurar o equilíbrio financeiro do setor.
Entre os destaques da publicação estão o comportamento dos custos da assistência médica no país detalhando as despesas que se expandem acima da inflação geral de preços.
Outro ponto levantado no manual é a expansão tecnológica que coloca as despesas com saúde em um gráfico crescente, unida ao envelhecimento e a maior frequência de utilização, ao explanar sobre esses itens o documento incentiva o uso consciente dos produtos afim de reduzir os impactos dos desperdícios e garantir maior longevidade ao sistema já utilizado.
Dando continuidade a uma série de materiais iniciado pelo Guia do Consumidor, a Fenasaúde pretende sanar as dúvidas dos consumidores de forma mais prática e dar maior credibilidade ao setor através de uma estratégia de transparência, já que é comum não compreenderem a importância dos reajustes no setor.
Além de detalhar os processos de reajuste o matéria também conta com um histórico breve do setor de planos de saúde no mercado geral. O material está disponível para download aqui.