Incentivada pela Susep e com apoio da Confederação Nacional das Empresas de Seguros, Previdência e Capitalização (CNSeg) as entidades representativas dos corretores de seguros decidiram instituir uma única autorreguladora para os profissionais da área. O órgão irá atuar como auxiliar da superintendência.
De acordo com o Termo de Ajustamento de Acordo e Compromisso Formal (TAACF) que foi firmado pelos sindicatos do Rio de Janeiro e São Paulo a Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor) e CNSeg, e o Instituto Brasileiro de Autorregulação (Ibracor) passam a ser uma única entidade.
O documento assinado pelos sindicatos determina ainda que a Fenacor deverá realizar uma Assembleia Geral Extraordinária com a presença dos fundadores e mantenedores do Ibracor, assim como os representantes dos sindicatos de corretores. A reunião deverá acontecer até o dia 29 de Novembro e terá como objetivo debater a aprovação da admissão do Sincor-RJ que passará a ter direitos e obrigações equivalentes aos associados fundadores.
O encontro também será utilizado para uma alteração estatuária que deverá acrescentar mais uma diretoria ao Ibracor, assim como definir suas atribuições e competências e eleger o profissional previamente indicado pelo Sincor-SP.
O TAACF determinou ainda que o Sincor-RJ solicitará a Susep o cancelamento do pedido de registro da entidade autorreguladora Rio Arcos ou de qualquer outra, o Sincor-SP também se comprometeu a não solicitar nenhum tipo de registro de entidade.