É de conhecimento geral que os preços dos planos de saúde mudam de acordo com as idades dos beneficiários, porém quando existem reajustes é muito comum essas mudanças gerarem reclamações às operadoras em relação a maneira de calcular os valores.
Nesse cenário os principais clientes que se sentem lesados com as mudanças são os idosos, já que mesmo com o instituto que possui ações para defender a classe, é comum ocorrerem aumentos nos valores dos planos.
Previsto por lei desde o ano de 2004, os valores dos planos de saúde para maiores de 60 anos não podem sofrer aumento, para as operadoras isso representa uma nova maneira de observar e mercado e uma postura mais defensiva que faz com que muitas empresas optem por não trabalhar com esses planos.
No lado do consumidor, por outro lado, a mudança interfere diretamente no planejamento familiar que muitas vezes é composto principalmente pela renda da aposentadoria, por isso é indicado ao clientes que se sentirem lesados o contato direto com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para ressarcimento de possíveis cobranças indevidas.
Confira quais são as faixas etárias dos planos de saúde de acordo com o período de contratação: