Trabalhar com vendas não é uma tarefa simples e trata-se acima de tudo de um bom relacionamento e apresentação. Para o profissional do ramo de seguros esse relacionamento deve ser ainda mais fortalecido, já que os serviços tratam diretamente a vida pessoal de seu cliente, por isso a confiança e as informações passadas devem ser sempre precisas.
Além do procedimento básico, existem outras estratégias usadas pelos profissionais de vendas que otimizam o tempo e melhoram o desempenho do profissional de seguros, confira quais são elas e destaque-se!
1.Pensamento sistêmico
Um dos primeiros pré-requisitos de um bom vendedor de seguros é possuir uma visão sistêmica do mercado, ou seja, conseguir analisar de maneira geral o que acontece no setor, identificar oportunidades e entender o porquê de cada coisa. Dessa maneira você consegue se adaptar melhor, se precaver e aumentar o número de vendas.
2.Negociação
Foi-se o tempo em que vender era apenas oferecer um produto ou serviço e passar suas especificações, com um mercado em retração o cliente quase sempre irá pedir descontos ou querer negociar suas vantagens, por isso é essencial que o vendedor tenha um bom poder de argumentação e persuasão para negociar e fechar a venda. Estude todas as possibilidades antes de oferecer um serviço e argumente muito!
3.Capacidade de atrair e reter clientes
Quando tratamos de venda também precisamos chamar a atenção do cliente, principalmente porque o mercado se expandiu e existem diversas opções de serviços disponíveis. Para que a venda permaneça com você é importante saber apresentar bem os planos que oferece, apresentar vantagens, argumentar e entender a real necessidade do seu cliente. Oferecer descontos e outros benefícios também são excelentes estratégias para atrair os clientes.
4.Capacidade de inovar
Nova palavra de ordem entre os profissionais de venda, principalmente aqueles que trabalham com seguros, a INOVAÇÃO é o passo mais simples para manter-se ativo no mercado e principalmente conseguir atender as necessidades do cliente que possui um perfil cada vez mais dinâmico. Desenvolver novas habilidades e competências, encontrar soluções que otimizem seu tempo, reinventar sua rotina para não entrar em um atendimento automático são algumas ações simples que colocam o tópico em ação e apresentam resultado.
5.Percepção de tendências
Aplicativos de comunicação instantânea, internet, videoconferências e outros são algumas das tendências que se apresentam no mercado de seguros e que facilitam ainda mais o desenvolvimento do setor. Perceber essas tendências e adequar seu atendimento a elas é estar um passo a frente e garantir um atendimento mais acessível a seu cliente, principalmente os da nova geração.
6.Multifuncionabilidade
Independente do ramo de atuação, é fato que o mercado de trabalho em geral solicita cada vez mais profissionais com habilidades multifuncionais. No setor securitário não é diferente, já que os vendedores precisam realizar diversas tarefas além de apresentar um serviço e efetuar a venda. Conhecer todos os processos, realizar outras atividades e interessar-se por áreas como marketing, vendas, faturamento, financeiro e administrativo pode garantir novas oportunidades.
7.Habilidade de lidar com paradoxos
Mesmo finalizada nem sempre suas vendas vão possuir processos simples. Um bom corretor de seguros precisa estar preparado para lidar com as adversidades. Esteja sempre atento a prazos, detalhes e novas regras e procure se informar nos veículos oficiais dos órgãos reguladores do setor. Faça sua parte, mas lembre-se que você lida com pessoas, por isso seja sempre paciente e respeitoso.
8.Procurar sempre aperfeiçoar sua comunicação
Seja falada ou escrita a língua é uma das principais ferramentas do corretor de seguros, por isso aperfeiçoar sua maneira de comunicação é essencial, até porque a maneira como você se comunica diz muito sobre seu profissionalismo. Leia bastante e procure aperfeiçoar seu vocabulário constantemente.
9.Não reclamar do cliente que não compra
Sua função como vendedor é saber que nem sempre os clientes vão fechar a venda e você ainda assim precisa passar a eles as informações desejadas. Um bom atendimento independe de seu resultado e essa pode ser uma boa maneira de aperfeiçoar-se e entender as necessidades dos clientes.
10.Estar sempre com disposição para desafios permanentes
O espírito de empreendedorismo e de aventura costuma ser duas das principais características dos corretores de seguro, já que o mercado vive em constante mudança para se adequar a novas leis e principalmente ao custo e as necessidades do mercado. Diante desse cenário entender que desafios são rotina é importante para melhorar seu desempenho e buscar superação. Mostre-se sempre disponível e tenha um foco.
11.Relacionar-se com o cliente mostrando comprometimento
De nada adianta especializar-se, treinar sua paciência, estudar e inovar se você não possui comprometimento com o seu cliente. Assim como você espera que ele dê uma resposta positiva aos serviços oferecem, não é errado dizer que o cliente também possui uma expectativa de atendimento e responsabilidade por sua parte, portanto seja organizado e cumpra com suas funções.
12.Desenvolver a fidelidade e o relacionamento com o cliente
Todos os passos citados a cima, nada mais são do que estratégias para fidelizar o seu cliente, já que além de fechar a venda o cliente fiel retorna e pode indica-lo para outras pessoas. Tenha sempre em mente a importância desse fator e trabalhe seu relacionamento pois essa é a chave para tornar-se um profissional completo.