Com um prazo convencional médio de até 15 dias para cadastro e inclusão de planos adesão e PME, operadoras como a Amil e a NotreDame Intermédica foram obrigadas a aumentar esse período– sem uma previsão exata – após receber em um único mês mais que o triplo de clientes que aufere normalmente.
O mês em questão é outubro, que juntamente com setembro, foram os períodos em que a Unimed Paulistana foi intimada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) a alienar sua carteira e adequar-se para transferir seus clientes à outros planos.
Mesmo com a determinação do órgão máximo do setor, de que os clientes poderiam fazer uma portabilidade para Unimed Federação do Estado de São Paulo, Unimed Central Nacional e Unimed Seguros, aproximadamente 744 mil clientes ficaram sem planos de saúde.
Desse índice, 170 mil beneficiários eram da Qualicorp administradora, que foi pega de surpresa como as demais operadoras, e têm como missão remigrar seus clientes em um processo que exige conferência de contratos, assinaturas e documentos.
Esse cenário acontece tanto para planos individuais como para os empresariais.
Distribuição entre as operadoras
Desde 1971 no mercado de assistência médica e gestão de saúde, a Unimed Paulistana deixou de herança para seus “concorrentes” a missão de distribuir os clientes de seus 44 anos ativos em poucos meses.
Essa demanda gerou alguns efeitos colaterais para as empresas que possuíam em seu portfólio produtos semelhantes aos oferecidos pela Unimed Paulistana, caso da Amil e da NotreDame Intermédica, principalmente.
Só a Amil, por exemplo, vendeu no período de 60 dias o equivalente a um ano, o que gera uma demora na emissão cerca de três vezes maior do que o prazo comum.
De acordo com os especialistas do setor, é aconselhável aos profissionais do setor informarem seus clientes a respeito da demora na emissão da proposta. Em contrapartida é importante destacar que o contato com um profissional do setor que já é experiente, garante que seus documentos não ficarão com pendências desnecessárias no processo de análise, assim como fornece ao cliente o benefício do aproveitamento de carências.