José Carlos de Souza Abrahão tomou posse à frente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) na noite dessa Terça-feira (23). O médico pediatra foi designado pela presidente da república, Dilma Rousseff, a assumir o cargo até Maio de 2017.
Realizado no Rio de Janeiro, a cerimônia de posse contou com a presença dos demais diretores da ANS, do secretário de estado da saúde , Felipe Peixoto, assim como a ministra de saúde interina Ana Paula Menezes.
O diretor presidente fez um discurso no qual afirmou que se pautará nos princípios que adquiriu em 40 anos de trabalho dedicados ao setor para administrar suas ações. Entre seus antigos cargos, Abrahão citou as Diretorias de gestão (DIGES) e de Normas e Habilitação dos Produtos (DIPRO).
Para ele ambas as diretorias provaram a importância do diálogo entre os atores do setor para a promoção da sustentabilidade econômica e assistencial, ferramenta necessária a prestação qualificada de atendimento aos beneficiários.
A ministra de saúde interina discursou a respeito da importância da Agência Nacional de Saúde Suplementar para a melhoria do setor no país, e destacou a necessidade de construir e reforçar a política nacional de promoção da saúde nas redes pública e privada.
Entre as perspectivas e desafios citados por Abrahão estão o estímulo na realização de campanhas para o uso consciente da saúde suplementar, o processo de inclusão de novas tecnologias e um combate mais eficiente a fraudes.
Estavam presentes na cerimônia representantes de associações médicas, operadoras de planos de saúde, prestadores de serviços, ex-diretores e servidores da ANS.