Apesar de promissor, o mercado de corretagem de seguros apresenta alguns desafios para seus profissionais assim como para as corretoras de seguros, já que mesmo com a procura crescente por planos e coberturas desde a básica até as mais elaboradas, a concorrência e a forma como os produtos são comercializados pode exigir diferentes manobras e renovação constante de seus profissionais.
Independente da área de atuação, conquistar e fidelizar clientes são fatores que impreterivelmente fazem parte dos principais objetivos de uma empresa, no ramo de corretagem de seguros essa preocupação não é diferente.
Uma prática muito comum mas que caminha em sentido contrário a esses objetivos, no entanto, é a preocupação do profissional apenas com a abordagem inicial de seu cliente sem atentar-se aos procedimentos de pós venda principais responsáveis pela elaboração de uma carteira de clientes estável.
Entre os principais fatores destacados pelos clientes para contribuir com a fidelização estão a prática de preços dentro da realidade do mercado, descontos e vantagens e um atendimento diferenciado que prime pela eficiência, cortesia e busca ágil por soluções.
Uma relação de confiança com a corretora de clientes que lhe atende também é fundamental para fazer com que o possível novo beneficiário sinta-se confiante para fechar negócio.
Com cenário constante de pessoas sendo vítimas de empresas e profissionais desonestos o comprometimento e foco da corretora de seguros diante dos anseios de seus clientes traz credibilidade que é um dos principais passos para a fidelização.
Diante de um mercado em alerta por conta da crise, preocupar-se com a renovação profissional e colocar em prática ações que tragam confiança e soluções ágeis para os clientes podem ser a chave para impedir que a migração do setor privado para o público afete também a sua carteira de clientes.