Como contamos para vocês aqui, no Brasil a corretagem de seguros surgiu desde a vinda da família real portuguesa e acompanhou o crescimento da nação estruturando-se através das suas necessidades .
No mundo a história do corretor é ainda mais antiga e mostra a necessidade das primeiras sociedades em garantir a segurança de seus investimentos e negócios.
Não existe uma figura única que pode ser a representação do 1º corretor de seguros, mas estima-se que a primeira necessidade de um profissional para intermediar vendas com os primeiros princípios de seguros surgiu séculos antes de cristo no oriente médio com comerciantes de camelos que garantiam a seus compradores a substituição dos animais em caso de morte na travessia do deserto.
Posteriormente esse conceito foi passado para frente com as navegações através dos mares Egeu e Mediterrâneo, através de um acordo de garantia que determinava a construção de um novo navio em caso de desaparecimento no oceano.
A primeira apólice de seguros surgiu, no entanto, muitos anos depois em 1347 em Gênova também referente a grandes navegações. O setor foi estimulado principalmente pela economia mundial, iniciando-se pelas grandes navegações, seguida da revolução industrial e das necessidades da sociedade moderna.
O corretor de seguros se desenvolve e adéqua ao mercado a cada inovação e possui uma importância ímpar em propiciar um ambiente de segurança jurídica para o consumidor, além de apresentar a população diversos tipos de produtos diferenciados que garantem não só coberturas como qualidade de vida.