Nem sempre visando os lucros, mas em alguns momentos com o objetivo apenas de garantir seu espaço é comum que as empresas mudem suas posturas em um cenário de crise.
Independente do setor em que atuam, seja no varejo, atacado ou em serviços quando o mercado apresenta um alerta e a economia se mostra em um momento de recesso, além dos tradicionais cortes as mudanças nas estratégias de vendas são bastante comuns e apresentam resultados.
É o caso do fortalecimento do pós-venda que tem como principal objetivo fidelizar um cliente já existente e principalmente fortalecer sua “marca” no mercado que se torna mais discreto mas não menos competitivo.
De acordo com especialistas em vendas, no mercado de corretagem de seguros, dar um suporte ao cliente mesmo após a efetuação da venda é ainda mais importante do que no mercado tradicional, principalmente porque a concorrência é abrangente e um atendimento de qualidade funciona como uma vitrine para todo o setor.
Pensado nesses fatores, o clube do corretor separou algumas dicas para quem pretende otimizar seu atendimento para blindar sua carteira dos efeitos da crise. Confira!
1. Não faça promessas que não pode cumprir
Na hora de vender é comum encontrar profissionais que oferecem o que não podem cumprir. Esse é o primeiro erro desses vendedores e que já fazem com que sua atuação no mercado perca credibilidade, por isso atente-se com o que promete e não dê um passo maior do que a sua perna apenas para fechar uma venda!
2. O cliente merece o melhor
Lembre-se que o cliente é seu principal aliado, por isso tratá-lo com cortesia e atenção é fundamental. O cliente sempre merece o melhor!
3. Esteja sempre 1 passo à frente
Para quem trabalha com o ramo de seguros não é novidade alguma que o prevenido possui diversas vantagens, na hora de garantir a confiança e fidelidade de seu cliente a regra não é diferente. Estudar e agir para estar sempre um passo à frente das necessidades do cliente é sinal de eficiência. Lembre-se disso!
4. Não passe problemas para frente
Independente da crise problemas existem e eles vão aparecer, sua função como bom profissional é não os deixar transparecer no momento do seu atendimento. Seu cliente não é culpado por possíveis transtornos e envolve-los nisso com certeza pode diminuir sua credibilidade como vendedor. Atente-se a suas ações!
5. Tenha interesse pelo seu cliente
Para garantir um bom respaldo em momentos de dúvidas e necessidades dos seus clientes é necessário conhece-los melhor. Procure entender seu perfil e necessidades, além de garantir um melhor atendimento e atenção essa prática pode levar a garantir novas vendas com estratégias de “Cross Selling”. Conheça seu aliado!