A CISCO divulgou no primeiro semestre de 2015 seu relatório global que mostrou entre outras coisas o crescimento do interesse do setor da saúde pelas ferramentas de interação digital.
O documento que analisou a opinião dos consumidores em 10 países do mundo, incluindo o Brasil, mostrou que os com o aumento no acesso à banda larga os clientes possuem maior confiança em realizar procedimentos médicos pela internet (74% no total – 76% entre os brasileiros).
Entre as vantagens que as experiências digitais podem trazer na relação entre operadoras e consumidores estão a comodidade e agilidade no compartilhamento de informações que antes possuíam processos burocráticos, redução de custos com a diminuição do número de chamadas para centrais de atendimento, além de aproximar o cliente e a empresa através de outros canais de comunicação como aplicativos para celular, SMS, portais e chats de atendimento virtual.
De acordo com a Agência Nacional de Saúde (ANS) 48 milhões de brasileiros possuem cobertura de planos de saúde suplementar privados, 30% deles apresentam problemas crônicos que poderiam receber atendimento monitorado, outro benefício que a convergência digital e mobilidade apresenta.
A instituição acredita ainda que a qualidade na assistência médica está diretamente relacionada a integração dos sistemas de saúde, das operadoras e dos consumidores.