Opção para quem precisa alugar um imóvel, mas não possui fiador, o seguro fiança ganhou certa popularidade nos últimos anos pois garante a segurança tanto do proprietário do imóvel como do inquilino.
Além de cobrir o valor do aluguel esse tipo de seguro também garante as obrigações locatícias, multas, encargos e danos aos imóveis, o que evita transtornos para ambos os lados além de possíveis prejuízos.
Para contratar esse tipo de serviço porém é preciso seguir alguns procedimentos básicos como a comprovação de renda fixa equivalente a quatro vezes maior que o valor mensal do aluguel por parte do inquilino. Essa renda pode ser composta por até três oradores do local.
É importante também que exista uma orientação de um profissional na efetivação do contrato que deve ter a duração média de um ano com renovação obrigatória.
No caso de inadimplência o dono do imóvel deverá entrar em contato com a seguradora e notificar o acontecido. A partir desse ponto ele terá até 30 dias para receber o valor. O seguro também cobre despesas de processos de despejo e honorários de advogados.