Mesmo depois da forte oposição dos taxistas e de gerarem diversos tipos de discussão sobre fatores legais, parece que o Uber – aplicativo para colocar em contato passageiros e condutores profissionais – chegou no Brasil para ficar e apesar de toda polêmica que causou essa pode ser uma ótima oportunidade para os profissionais do ramo de seguros.
Isso porque mesmo deixando de seguir a conduta dos taxistas, se liberado e regulamentado os profissionais do Uber serão obrigados a contratar os serviços de seguro auto, já que utilizam veículo com intuito profissional. Uma excelente oportunidade para os corretores!
Além dos seguros tradicionais para os automóveis – proteção do bem, os profissionais do setor também precisam adquirir outros tipos de serviços relacionados ao seguros de transporte de pessoas, já que em caso de acidentes possuem total responsabilidade sobre a vida que conduz.
No caso de sinistros, as operadoras também não garantem a cobertura se na contratação do veículo não for discriminado seu uso profissional.
Entre os produtos disponíveis no mercado que já se enquadram nas necessidades dos motoristas do Uber estão os seguros de Acidentes Pessoais para Passageiros e o de Responsabilidade Civil. Esses serviços, porém, são diferenciados das contratações dos taxistas.
A popularidade do Uber, no entanto, ainda não gerou a regulamentação da profissão em território nacional, por esse motivo a plataforma ainda não exige essas medidas dos motoristas, apenas orienta sobre a importância de toma-las, o que coloca a responsabilidade apenas para o profissional, alvo dos corretores de seguros. Atentem-se!