Lucas Vergílio, deputado federal (SD – GO) apresentou na primeira semana de Junho um projeto de lei que exigiria a emissão de uma carteira de identidade profissional para os corretores de seguro.
O processo de identificação atual é feito no site do Susep, porém esse cadastro não é um documento oficial como os adotados por diversos conselhos profissionais do país.
Se aprovado, o projeto determina que as identidades dos profissionais sejam emitidas em um cartão inteligente pelo Susep após a concessão do registro. O prazo de validade da identidade seria de três anos.
Com uma maior difusão do serviço dos seguros, o mercado do setor dobrou de tamanho nos últimos anos, a lei favoreceria então o recadastramento de corretores de seguros, capitalização, previdência privada e microseguros.
O smartcard também garantiria aos profissionais uma nova maneira de assegurar-se em suas ações de relacionamentos com os clientes, na sociedade de seguros em geral e com a Receita Federal, já que o cartão também daria acesso a certificação digital.