A Agência Nacional de Saúde Suplementar divulgou nesta quarta-feira (02) uma ferramenta de acesso público para pesquisa de procedimentos realizados por beneficiários de planos de saúde, assim como a visualização de gastos e despesas assistenciais em todo o país.
Batizado de D-TISS o sistema permite visualizar o procedimento realizado por médicos, laboratórios, clínicas e hospitais conveniados a operadora dos planos de saúde, além do filtro por estado, sexo e porte da operadora.
Ademais, o aplicativo conta com indicadores internacionais dos países que integram a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que inclui 30 nações ao redor do mundo.
O principal objetivo da ferramenta é permitir o maior conhecimento a respeito do setor de planos e saúde através de uma visão panorâmica e mais transparente. Essa é a primeira vez que o público tem acesso a dados epidemiológicos e financeiros de forma detalhada em um único setor.
O D-TISS está disponível para acesso, em sua versão beta, em duas áreas do site oficial da ANS: Espaço de Qualidade e Dados do Setor.
Lá, o público poderá analisar informações relativas a operadoras selecionadas. Posteriormente serão incluídos no espaço novas operadoras e procedimentos do setor.
Para saber mais sobre a ferramenta, acesse o site oficial da ANS.