A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou na última segunda-feira (28) o novo índice de reclamações que calcula a atuação das operadoras de planos de saúde perante a seus beneficiários.
A lista completa que você pode conferir aqui, leva em consideração três pontos de avaliação cruciais, são eles: O Índice Geral de Reclamações; O Percentual de Finalização Assistencial – referente a capacidade de conclusão dos problemas; e o Índice de Abertura de Processo Administrativo.
O principal objetivo do documento é fazer com que os clientes escolham seus planos de saúde a partir do que é discriminado pelo órgão para incentivar principalmente a melhoria dos serviços por parte das operadoras.
Além dos detalhes de cada quesito avaliado, o site da ANS disponibilizou ainda um “top 10” das operadoras que mais possuem reclamações gerais por espaço no mercado e tipo de atenção prestada aos consumidores.
A listagem será atualizado mensalmente e continuará contando com as reclamações feitas para a ANS através de seus canais de comunicação tradicionais, pelo telefone 0800 701 9656, ou através da página do órgão na internet.