A gestão feita com excelência envolve alguns fatores básicos. Estes aspectos devem ser levados em conta em qualquer empresa que busque resultados. Vamos mostrar, principalmente, ações a serem tomadas dentro de empresas do ramo de corretoras de seguros.
Veja alguns dos fatores e como a tecnologia ajuda a elaborar ações dentro de uma gestão de bons resultados:
1) Fixar metas: premissa básica para a gestão da qualidade é a determinação de objetivos a serem alcançados pela companhia. Sem um rumo claro e uma meta factível a empresa fica à mercê do acaso.
Com metas, as equipes têm clareza de onde se quer chegar e dos avanços ocorridos. Deste modo, os gestores e executivos da empresa poderão medir o desempenho das áreas e das ações realizadas.
No caso de corretoras de seguros, é fundamental que a empresa tenha metas no que tange ao seu faturamento, quantidade de novos clientes, novos produtos de seguros no portfólio, adesão a outros serviços das seguradoras etc.
Um sistema adequado para o negócio da empresa permitirá uma melhor visualização de informações úteis para a averiguação de desempenho perante as metas fixadas. Esta visualização pode ser através de gráficos, relatórios e comunicados à equipe que, com a tecnologia empregada de maneira adequada; serão feitos de modo ágil, simples e rápido.
2) Organizar finanças: a organização financeira de qualquer tipo de empresa é primordial para a sobrevivência da mesma. É primordial que a empresa controle seus gastos, receitas e ativos.
No caso das corretoras de seguros, ter um sistema que entenda a dinâmica financeira de uma empresa deste segmento, é um grande passo para a gestão financeira excelente. Isso porque, os profissionais que alimentam os dados deste sistema e tecem análises (sejam analistas, gestores ou o próprio empresário), o farão de maneira menos trabalhosa e terão recursos mais assertivos para suas necessidades.
3) Analisar pontos e situações críticas: realizar estudos e análises para identifica possíveis crises, gargalos ou situações que sacrifiquem a empresa é necessário em uma gestão que busca resultados.
Nas corretoras de seguros é ideal analisar frequentemente as tendências, iniciativas da concorrência, sinistralidade dos planos, problemas nas relações com clientes empresariais e pessoais, custos dos produtos etc.
Com a possibilidade de realizar análises mais claras e confiáveis através de um sistema de gestão, a percepção de problemas iminentes ou recorrentes é maior.
4) Identificar oportunidades: monitorar constantemente tendências e novas oportunidades de mercado é importantíssimo para o crescimento da competitividade em corretoras de seguros, assim como em outras empresas.
Para não perder o timing destas informações, o gestor e as equipes devem estar atentos às mudanças, hábitos e necessidades dos prospects, movimentação dos concorrentes e novidades.
A tecnologia pode ajudar:
Um sistema de gestão deixará os dados dispostos de maneira mais transparente e organizada para os analistas ou empresários tomarem decisões de modo mais confiável e, muitas vezes, inovar, investir e até mesmo, arriscar em novos mercados, serviços e produtos.
É sempre importante considerar a possibilidade do sistema de gestão ajudar realmente em todas as áreas antes de contratá-lo.
Verifique também se o software é realmente focado no atendimento de suas necessidades e se as informações estarão acessíveis online, a qualquer momento, de qualquer lugar.