A Agência Nacional de saúde suplementar (ANS) divulgou em setembro um relatório que aponta o desempenho do setor e mostra que casos como os da Unimed Paulistana, que teve sua carteira de clientes alienada, não é tão incomum quanto imaginamos.
De acordo com o órgão, cerca de 14 operadoras são fechadas por ano devido a problemas financeiros de gestão. Esse procedimento acontece principalmente com a intenção de poupar os segurados que poderiam ter problemas futuros com a operadora contratada.
Antes de chegar ao ponto de ter sua carteira distribuída a outras operadoras, as empresas passam por um processo de fiscalização da ANS, em que o órgão monitora a gestão das contas para tentar auxiliar a empresa a manter-se no mercado.
Desde que esse processo é realizado, há 15 anos, 208 casos já resultaram em alienação como a Unimed Paulistana, porém nos últimos três anos os números mostram queda para este tipo de medida drástica, o que pode ser considerado resultado do trabalho de fiscalização do órgão.
Entenda melhor como funcionam os planos de saúde para todos os segmentos envolvidos e saiba como escapar de possíveis problemas: