O poder da argumentação
Dez em dez vendedores sabem que uma boa retórica e um poder de argumentação aguçado podem fazer toda a diferença na hora de converter suas vendas. Tratando-se do mercado de seguros, essa qualidade é ainda mais valiosa, já que conduz a venda, garante a credibilidade do profissional e pode fidelizá-lo a partir de seu conhecimento no setor.
Argumentar representa então, a arte de influenciar pessoas através de seus interesses ao utilizar a razão e o discernimento. Entre o primeiro contato e a concretização de uma venda existe um longo caminho em que podem ser usadas diversas estratégias de argumentação que visam principalmente vencer objeções e conquistar a confiança do potencial cliente.
Separamos 10 dicas para você se dar bem nas vendas trabalhando pouco a pouco o seu poder de argumentação:
1. Objeções servem para serem desconstruídas, não as aceite como verdades absolutas.
2. Veja seu cliente como um parceiro ou cúmplice, nunca como um adversário.
3. Não crie polêmicas, mesmo quando discordar de seu cliente argumente calmamente.
4. Esteja sempre preparado para responder as possíveis perguntas de seus clientes. Não há nada mais constrangedor do que precisar encontrar uma solução posteriormente.
5. Anote as objeções do cliente mesmo quando não fechar o negócio para fazer melhorias em seu atendimento.
6. Evite usar a palavra “caro” mesmo quando um produto possuir um preço elevado explique ao cliente os diferenciais do produto que oferece.
7. Estude seu produto incansavelmente, já que dominar o que você oferece é fundamental para transformar os pontos negativos em argumentos.
8. Analise a concorrência para estar sempre em dia com as informações do mercado e tire proveito dessas experiências para vencer as objeções.
9. Dê tempo ao cliente, o ato de pressionar pode representar a perda de uma venda.
10. No caso de impasses é importante reverter os papéis, faça com que o cliente se coloque em seu lugar e pergunte a ele qual seria a sua postura em determinada situação.