Até o fim do ano o órgão responsável por regular os planos de saúde no Brasil (ANS) deve lançar uma nova norma que vincula a qualidade de atendimento dos hospitais e centros clínicos aos reajustes pagos pelas operadoras de planos de saúde.
A ideia do “selo de qualidade” teria como principal objetivo fazer com que as empresas se mobilizem para se qualificar melhor e consequentemente trazer benefícios ao setor.
Na prática, a partir do começo de 2016 os hospitais, clínicas e laboratórios que possuem a acreditação poderão ter seus reajustes baseados completamente no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), enquanto aqueles que não possuem o selo devem ter reajustes menos favoráveis.
As prestadoras de serviço e hospitais já possuem a liberdade de acordar seus valores de reajuste com um contrato próprio, porém se não houver um acordo o órgão determina a taxa fixada pela ANS, que é o IPCA.
Para conseguir a acreditação, os hospitais passam por uma avaliação criteriosa realizada por uma empresa especializada que é contratada do órgão gestor. Essa seria então uma maneira de auxiliar os beneficiários a identificar a qualidade dos serviços prestados para escolher seu plano de saúde.
Os detalhes dos critérios para a concessão do qualificador ainda deverão ser acertados pela ANS até o fim de 2015.